Reações químicas em Cosméticos

rx cosmetics

A maior parte da química dos cosméticos envolve estabilidade e caso esteja ocorrendo alguma reação em seus cosméticos provavelmente há algo de errado com eles. Mas em alguns casos é preciso ocorrer alguma reação química para obter o resultado desejado, aqui estão alguns exemplos:


Alisamento

Ammonium_thioglycolate

tioglicolato de amônio

Alisamento capilar é o tratamento que mais prejudica a fibra capilar. O processo é como se você quebrasse quimicamente o cabelo, remodelasse e depois reconstruísse as ligações entre as proteínas na nova configuração. Pode ser utilizado Tioglicolato de amônio, mas geralmente se usa hidróxido de sódio ou de lítio. Os componentes quebram as ligações dienxofre do cabelo e a neutralização termina a reação.

Descolorantes

Descoloração é a reação entre peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e a melanina, para romper a ligação entre a melanina e a fibra do cabelo e remover o pigmento, tornando o cabelo loiro.

Tintura permanente

Tinturas permanentes são um pouco mais complicadas que a descoloração, pois além de a água oxigenada remover a cor natural do cabelo, também ocorre a reação para formação das moléculas de pigmento que irão tomar o lugar da melanina removida dos fios. Saiba mais aqui!

Cremes depilatórios

T350760

ácido tioglicólico

O princípio ativo nesses produtos geralmente é uma variação do ácido tioglicólico. Esse ácido reage com os amino ácidos do tipo cistina nos pelos e quebra as ligações dienxofre, e os pelos podem então ser removidos.

Bronzeadores

dha

DHA

Esses produtos contém um ingrediente chamado dihidroxiacetona (DHA) que reage com as proteínas da pele produzindo uma coloração marrom ou às vezes alaranjada. O mecanismo da reação não foi todo descoberto, mas basicamente quando o DHA entra em contato com a pele é convertido em piruvaldeído que reage com os aminoácidos da pele (arginina, lisina e histidina) e forma as meloidinas, os pigmentos marrons/amarelos da pele.

O que achou dessas reações químicas em cosméticos? Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo ou em nossa página no Facebook!

Até mais!

Esse post foi adaptado dessa publicação do blog Chemists Corner

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s