A química das tintas de cabelo

Existem vários tipos de tintas para cabelo, mas as mais comuns são as tintas permanentes. Essas tintas possuem componentes que reagem entre si em reações de redução e oxidação e geram as cores desejadas.

  1. Intermediários primários
p amina

p-fenilamina e p-aminofenol

Todas as tintas permanentes contém um intermediário primário que geralmente são p-aminas ou p-aminofenóis. Eles são oxidados pelo peróxido de hidrogênio e geram espécies reativas que então reagem com moléculas acopladoras para produzir os pigmentos.

 

 

2. Agentes Acopladores

agentes acopladores

Representação das moléculas dos acopladores e suas cores finais

Os agentes acopladores, também chamados de acopladores de cor, são os outros componentes na mistura das tinturas permanentes. Independentemente, eles pouco contribuem na coloração, mas podem reagir com os intermediários primários na presença do agente oxidante e produzir as moléculas de pigmento. A maioria dos pigmentos contém uma mistura de diferentes agentes acopladores. Os intermediários primários podem acoplar-se entre si em alguns casos para formar pigmentos. No fim, a cor é formada por diferentes produtos de reações entre os componentes da mistura da tintura permanente.

3. Outros componentes

h2oh nh3 etohnh2

Peróxido de hidrogênio, amônia e etanolamina

O peróxido de hidrogênio é o agente responsável pela oxidação dos intermediários primários e também clareia os pigmentos naturais presentes no cabelo, as melaninas eomelanina e feomelanina. As reações formadoras de pigmentos acontecem em meio alcalino, por isso a amônia é necessária na mistura. O pH alto do meio alcalino faz com que a cutícula do fio abra e permita que as moléculas de peróxido de hidrogênio e de pigmento passem para o córtex capilar. Como alternativa pode ser utilizada a etanolamina, um agente alcalino mais brando.

Esse post foi adaptado deste infográfico publicado no blog compound interest

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s