Como a acetona remove o esmalte da unha?

esmalte

A acetona é o removedor de esmaltes mais utilizado por quem costuma pintar as unhas. Há quem ame, quem odeie, mas é difícil existir quem nunca tenha ouvido falar desse produto. Acetona é o nome popular da propanona, um solvente orgânico do grupo das cetonas que juntamente com o acetato de etila, um éster, compõe boa parte dos removedores de esmaltes. Quando um removedor não contém acetona, geralmente o acetato de etila é o removedor principal.

As cetonas e os ésteres são nomes dados por químicos para identificar determinados compostos. As cetonas estão num grupo de moléculas em que carbonos estão ligados a carbonos ligados por ligações duplas com 1 oxigênio e em ligação simples com outro carbono. Já os ésteres, como o acetato de etila, possuem carbonos ou hidrogênios ligados a carbonos com ligações dupla a 1 oxigênio e uma ligação simples a outro oxigênio com ligação simples a outro carbono, como mostrado no quadro abaixo.

Os removedores de esmalte geralmente contém 3 tipos de ingredientes: espessantes, solventes e pigmentos. Pode-se pensar que ocorre uma reação química na remoção de esmalte, mas os removedores são na verdade solventes. Quando o removedor é aplicado sobre a unha com esmalte, ele liquefaz o esmalte e o dissolve, removendo-o da unha. Basicamente, as moléculas de solvente entram entre as cadeias de polímero do esmalte e as separam, tornando mais fácil a dissolução e a remoção do esmalte pelo solvente.

O que achou desta notícia?! Deixe um comentário abaixo ou em nossa página do facebook e compartilhe com seus amigos!

Até mais!

2 respostas em “Como a acetona remove o esmalte da unha?

  1. a pergunta que não quer calar é,

    todo tipo de acetona para unhas tem solvente orgânico?, me responda quando puder por favor. obrigada.

    • Olá!!! Sim, todo tipo de removedor de esmaltes contém solvente orgânico. Geralmente é uma mistura de Acetona, Acetato de etila e etanol (álcool etílico). A composição também inclui outros componentes como óleos, estabilizantes, corantes, aromatizantes e todos esses fazem parte do que chamamos “compostos orgânicos”, que são moléculas compostas majoritariamente por cadeias de carbono. Espero que tenha respondido tua dúvida. Se tiver mais alguma pergunta, pode mandar! Beijos!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s