Apesar da tabela periódica tradicional ser a mais conhecida e utilizada, existem muitas tabelas periódicas alternativas populares no meio científico. Essas tabelas ajudam a compreender diferentes características e propriedades dos elementos.
Em 2019 a Sociedade Europeia de Química publicou a tabela “os 90 elementos que compõem tudo”, em homenagem aos 150 anos da tabela periódica. Em 2021 a tabela foi atualizada para ressaltar o conceito de sustentabilidade e o papel do carbono.
Essa tabela representa os elementos químicos de acordo com a disponibilidade na crosta terrestre e na atmosfera. Nela são representados os 90 elementos de origem natural, do hidrogênio ao urânio, na ordem tradicional. A área ocupada por cada elemento representa a quantidade disponível atualmente em escala logarítmica. Quanto maior a representação do elemento, maior sua disponibilidade.
O nível de disponibilidade e ameaça ao meio ambiente é representado por cores:
- verde: disponibilidade alta
- amarelo: disponibilidade limitada
- laranja: risco crescente de ameaça
- vermelho: séria ameaça nos próximos 100 anos.
Duas propriedades adicionais também são representadas:
- Um ícone para os elementos utilizados na fabricação de smatphones
- A cor cinza para designar elementos encontrados em áreas de conflitos.
Os elementos que merecem destaque nessa tabela são o carbono e o hélio. O carbono é agora representado por três cores e pelo símbolo de telefone. Apesar da alta disponibilidade de carbono, esse elemento é uma grande ameaça devido a seu papel nas mudanças climáticas. Além disso, os recursos são frequentemente encontrados em áreas de conflitos, como no caso das guerras envolvendo a exploração do petróleo.
Esses elementos não vão de fato sumir da face da Terra, porém serão cada vez mais difíceis de serem obtidos ou reutilizados. As fontes naturais se esgotarão e a reciclagem nem sempre é possível de ser feita. O hélio, no entanto, pode desaparecer de vez devido à sua facilidade de atingir as camadas mais altas da atmosfera e escapar para o espaço.
O uso consciente dos recursos naturais é de extrema importância para o futuro da humanidade e do planeta. Iniciativas de reciclagem e consumo consciente devem ser levadas aos líderes governamentais para reduzir o impacto da escassez desses elementos.
Você pode fazer o download da tabela no site da Sociedade Europeia de Química.
Busquem conhecimento!