Como é feito o teste do corona vírus?

Diferente de nós humanos, vírus não têm DNA, mas sim RNA. Então para detectá-los em amostras é preciso transformar esse RNA em DNA. O método utilizado para analisar e detectar o vírus Corona é chamado de Transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase (RT-PCR), do inglês, Reverse transcription polymerase chain reaction. É utilizado desde 1983 para transformar o RNA de diversos vírus em DNA, também para confirmação de diagnósticos, aplicações em engenharia genética e pesquisas clínicas em geral.

Comparação ilustrativa entre RNA e DNA.

Nos casos da COVID-19, uma amostra de fluido é coletada pelo nariz ou no fundo da garganta do paciente e encaminhada para um laboratório para análise. A amostra é purificada e misturada com a enzima “reverse transcriptase” (RT – enzima de transcrição reversa) que fará a transformação do RNA do vírus em DNA.

Então são adicionados os primers (pequenas sessões de DNA que irão se ligar ao DNA do vírus se ele estiver presente), nucleotídeos (uma unidade que forma os ácidos nucleicos) e uma enzima sintetizadora de DNA, a DNA polimerase (que produz e copia DNA).

A mistura é colocada no equipamento de análise, onde inicialmente é aquecida para que a dupla hélice do DNA se abra e os primers se liguem a ela quando a mistura resfriar. Então a enzima DNA polimerase constrói e replica o DNA. Isso ocorre inúmeras vezes até que se tenha milhões de cópias de DNA.

Para detectar se realmente havia o vírus na amostra coletada, um pigmento fluorescente é adicionado à mistura. Se a intensidade da fluorescência aumentar com o tempo, quer dizer que o DNA está sendo replicado e que havia o RNA do vírus na amostra inicial e a pessoa está contaminada. Se a fluorescência não aumentar, não havia vírus na amostra. Isso é verificado e confirmado por interpretação dos gráficos gerados pelo equipamento onde a amostra foi colocada para ser analisada.

Fonte: Compound Interest

Pesquise, questione e busque conhecimento!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s