O mito da dieta alcalina

656708-PP4BEW-84

Você provavelmente já ouviu falar que “alimentos ácidos aumentam o risco de câncer”, que “beber água com limão pela manhã pode alcalinizar o sangue” e muitas outras alegações sobre o mito da dieta alcalina. Seria maravilhoso ter a resposta definitiva para a prevenção de câncer e para alcançar a resistência imunológica para todas as doenças possíveis com uma dieta tão simples quanto essa, mas infelizmente o milagre da dieta alcalina é apenas um mito.

O maior divulgador dessa dieta é Robert O. Young, preso em 2016 por praticar medicina ilegalmente (ele dizia ser médico, mas não era). Sem evidências científicas, ele se baseia na teoria de 1912 de Sherman e Gettler, que considera que o metabolismo dos alimentos no corpo humano aconteceria da mesma maneira que a queima de alimentos em um forno, por exemplo, e ao final do processo sobrariam cinzas que seriam ácidas ou básicas (também chamadas de alcalinas). Cute Stomach BurningMas o metabolismo humano é muito mais lento que a queima por fogo e não libera cinzas, o que é um alívio. Imagina se a cada refeição tivesse uma fogueira dentro de nós e de sobra aquela fuligem horrorosa no final!?

Essas cinzas teriam efeito direto no corpo, podendo alterar o pH dos sistemas biológicos, como o do sangue, por exemplo. Além disso, começaram a surgir especulações de que se o corpo estivesse com o pH ácido, isso deixaria a pessoa vulnerável a doenças, incluindo câncer. Então surgiu a dieta alcalina, sugerindo quais alimentos deveriam ser consumidos para alcalinizar o corpo e evitar que ele ficasse ácido.

Porem essas ideias têm suporte científico e contradizem tudo o que se sabe sobre o o pH do corpo humano; também indica que vários alimentos que na verdade têm pH ácido seriam considerados alcalinos.

O pH é um parâmetro que descreve o quão ácida ou básica uma substância é, numa escala de 0 a 14. de 0 a 7 temos os ácidos, de 7 a 14 temos as bases (álcalis), sendo que o 7 é considerado o pH neutro. Veja na tabela abaixo os valores de pH para algumas substâncias.

escala pH substancias

Escala de pH de algumas substâncias. Adaptado de: http://www.blogs.unicamp.br/

O corpo humano regula o pH dos sistemas biológicos por um processo chamado de homeostase, para manter a função de cada sistema funcionando adequadamente e evitar o colapso de órgãos, tecidos e células. O pH do sangue, por exemplo, é mantido sempre numa faixa de 7,35 a 7,45 e os alimentos não chegam a entrar em contato com o sangue a ponto de poder alterá-lo. Fora dessa faixa ideal de pH do sangue, vários processos biológicos seriam comprometidos e o caso pode ser fatal se o pH for abaixo de 7,0 ou acima de 7,8.

ph-normal-do-corpo

Faixa de pH do sangue. Fonte: scimed.pt

Outro fato importante a ser considerado sobre o pH do sangue é que ele só pode ser determinado a partir de uma amostra de sangue. O método de detecção pela urina só detecta o valor de pH da urina, que pode nos dar informações sobre o que está sendo eliminado do organismo de acordo com o que comemos e bebemos.

O importante, na verdade é manter sempre uma alimentação saudável e balanceada que contenha todos os grupos alimentares, evitando ao máximo possível alimentos processados industrialmente.

Fora isso, sempre questione as informações que você recebe, mesmo que pessoas famosas, as que tem mais estudo do que você e todos ao seu redor estejam divulgando as mesmas ideias. Não é porque uma ideia é popular ou famosa que ela está certa ou é verdade. Pesquise nos livros e em fontes confiáveis, de preferência em revistas científicas.

No mais, fiquem bem e busquem conhecimento!

Referências

Evidence does not support the alkaline diet – clique aqui (DOI 10.1007/s00198-016-3504-z)

Does a High Dietary Acid Content Cause Bone Loss, and Can Bone Loss Be Prevented With an Alkaline Diet? – clique aqui

A militar que morreu após tratamento polêmico contra câncer com bicarbonato de sódio – clique aqui

The balance of acid-forming and base-forming elements in foods, and its relation to ammonia metabolism.  – clique aqui

The Alkaline Diet: An Evidence-Based Review – clique aqui

Myth busting: the alkaline diet – clique aqui

Dieta Alcalina…Mitos e Factos – clique aqui

Food photo created by freepik

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s