
Eu sei, parece uma informação fútil. Quem é que estaria preocupado com a hidratação dos cabelos em meio a um apocalipse nuclear, certo? Mas na verdade essa informação pode salvar vidas.
Sabemos que alguns países como Coréia do Norte e Estados Unidos são capazes de iniciar a qualquer momento uma guerra utilizando armas nucleares e, caso isso ocorra, é preciso estar alerta e saber o que fazer caso se esteja no raio das explosões.
Várias agências de segurança pelo mundo divulgam as medidas a serem tomadas para manter-se em segurança. Caso você esteja na rua no momento da explosão procure algo que sirva de proteção, deite no chão cobrindo a cabeça e jamais olhe diretamente para a explosão, para evitar perda da visão. Assim que possível deve-se procurar abrigo e remover toda a roupa para diminuir o risco de contaminação pelas partículas depositadas no tecido. Em seguida deve-se tomar banho ou lavar-se com água e sabão. Nos cabelos deve-se usar apenas shampoo, pois o condicionador permite que partículas radioativas presentes no ar se depositem no cabelo.
A estrutura do fio de cabelo é formada por várias escamas e os condicionadores contém surfactantes catiônicos (como o cloreto de cetrimônio) que fecham as escamas, silicones (como a dimeticona) que revestem a fibra capilar e suavizam o cabelo e polímeros catiônicos (como o cloreto de hidroxipopiltrimônio de goma guar), que dão espessura ao condicionador. Por isso, partículas da “chuva radioativa” podem ficar presas entre as cutículas ou aderir à superfície oleosa formada pelo condicionador. Assim, hidratantes e óleos corporais também devem ser evitados nessa situação.

A “chuva radioativa” começa imediatamente após a explosão e espalha-se por quilômetros de distância do local inicial. Os níveis de radiação diminuem com o passar do tempo, porém deve-se seguir as medidas de segurança e manter-se abrigado até que os níveis de radiação estejam baixos o suficiente.

Guias completos de medidas de segurança em caso de ataques com bombas nucleares e outros eventos catastróficos podem ser encontrados nos links abaixo (em inglês):
- Escritório de segurança e defesa nacional de Guam
- Guia de descontaminação – CDC – EUA
- Centro de prevenção e controle de doenças de emergência – EUA
E aí, o que acharam dessa notícia? Comente, pergunte e compartilhe essa informação em suas redes sociais!
♥
Ou seja, quem tem cabelo ondulado/cacheado/crespo (como eu) só tem que aceitar o frizz, na moralzinha… é isso?!
Durante um apocalipse nuclear, sim haha. Mas nesse caso a aparência é o menos importante 😁