5 Mitos sobre Óleo Mineral

oleo mineralMuitas vezes ouvimos que as pessoas devem evitar o óleo mineral a todo custo. Essa ideia é propagada por inúmeras empresas “naturais”. Bem, este conselho é simplesmente falso. Não é baseado em nenhum estudo científico. O óleo mineral é um ingrediente perfeitamente bom e tem sido usado em cosméticos há mais de 100 anos.

Aqui estão os 5 principais mitos que as empresas dizem às pessoas para que tenham medo do óleo mineral.

  1. O óleo mineral contém substâncias cancerígenas.

Embora seja verdade que alguns derivados de petróleo contêm materiais cancerígenos (como alguns compostos aromáticos policíclicos), o óleo mineral utilizado na indústria cosmética e farmacêutica é altamente refinado e purificado. Sua pureza é até regulamentada pelo FDA dos EUA e por outras agências reguladoras internacionais. Não há absolutamente nenhuma evidência de que o óleo mineral de grau cosmético cause câncer. E são feitos muitos testes para garantir esse fato. Não encontramos nenhum relatório publicado em nenhuma das revistas médicas ou dermatológicas que indiquem uma ligação entre o óleo mineral e quaisquer formas de câncer.

  1. O óleo mineral seca a pele e causa envelhecimento precoce.

O óleo mineral funciona como uma barreira entre a pele e o ar. Ele atua como um agente oclusivo que impede que a água saia naturalmente do seu corpo através da pele. Não secará a sua pele nem causará envelhecimento prematuro. Pelo contrário. Ele irá fornecer hidratação.

  1. O óleo mineral rouba as vitaminas da pele

Uma vez que muitas vitaminas são à base de óleo, as pessoas assumem que o óleo mineral irá retirá-las da sua pele. Não há evidência científica legítima de que isso seja verdade. O óleo mineral não tem efeito sobre os níveis de vitamina em sua pele.

  1. O óleo mineral impede a absorção de colágeno dos hidratantes.

As moléculas de colágeno em loções e hidratantes são muito grandes para realmente penetrarem em sua pele. Portanto, o óleo mineral não terá efeito sobre esse tipo de absorção.

  1. O óleo mineral causa acne.

Em algumas pessoas, o óleo mineral pode agravar os problemas de acne. No entanto, a maioria das pessoas não terá problemas.

Então, se não fosse por preocupações de segurança, por que as empresas estariam lhe dizendo para evitar o óleo mineral? Vamos ver isso na parte 2 da nossa série sobre óleo mineral.

Este artigo foi traduzido e adaptado do original “The top 5 myths about mineral oil part 1” por Randy Schueller para o The Beauty Brains. Randy é químico cosmético e ex-diretor da Unilever.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s