5 fatos sobre o Triclosan

triclosan postAqui estão 5 coisas importantes que você deve saber sobre o Triclosan:

O que é triclosan?

Triclosan.svg

Triclosan

Triclosan é um composto orgânico que contém grupos funcionais éter e fenol em sua estrutura. É um ingrediente adicionado a muitos produtos de consumo destinados a reduzir ou prevenir a contaminação bacteriana. Ele é adicionado a alguns sabonetes antibacterianos e sabonetes líquidos, cremes dentais e alguns cosméticos – produtos regulados pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA. Ele também pode ser encontrado em roupas, utensílios de cozinha, móveis e brinquedos – produtos não regulados pela FDA.

Quão Seguro é o Triclosan?

Alguns estudos em animais de curta duração mostraram que a exposição a altas doses de triclosan está associada a uma diminuição nos níveis de alguns hormônios da tireoide. Mas não sabemos o significado dessas descobertas para a saúde humana. Outros estudos levantaram a possibilidade de que a exposição ao triclosan contribua para tornar as bactérias resistentes aos antibióticos. No momento, não dispomos de informações suficientes para avaliar o nível de risco que o triclosan representa para o desenvolvimento de resistência a antibióticos.

Existem outros estudos em andamento que envolvem a segurança do triclosan. Um deles é um estudo que investiga o potencial de desenvolver câncer de pele após uma exposição prolongada ao triclosan em animais. Outro é um estudo sobre o potencial colapso do triclosan para outros produtos químicos na pele humana após a exposição ao triclosan aos raios ultravioleta (UV). Neste momento, nenhum dos estudos foi concluído.

Existem benefícios do Triclosan?

ColgatePara alguns produtos de consumo, há evidências de que o triclosan proporciona benefício. Em 1997, a FDA revisou dados abrangentes de eficácia do triclosan no creme dental Colgate Total. As evidências mostraram que o triclosan naquele produto foi eficaz na prevenção da gengivite.

Para outros produtos, como produtos antissépticos para consumidores sem prescrição médica (medicamentos de balcão), a FDA não recebeu evidências de que o triclosan ofereça um benefício para a saúde humana. No momento, a FDA não tem evidências de que o triclosan em sabonetes antibacterianos e sabonetes para o corpo forneça qualquer benefício em relação à lavagem com sabão e água comuns.

Em dezembro de 2017, o FDA emitiu uma regra final relativa a certos produtos antissépticos de cuidados de saúde. Como resultado, as empresas não poderão usar o triclosan ou outros 23 ingredientes ativos nesses produtos sem uma pré-revisão de mercado, devido a dados insuficientes sobre sua segurança e eficácia.

Como posso saber se existe Triclosan em um produto?

reading label

Procure os ingredientes nos rótulos!

Sabonetes comuns e antibacterianos e cremes dentais com flúor são considerados medicamentos de balcão. Se um medicamento de venda livre contiver triclosan, ele deve ser listado como um ingrediente no rótulo, na caixa de fatos sobre medicamentos. Se um cosmético contiver triclosan, ele deve ser incluído na lista de ingredientes no rótulo do produto.

O que o FDA está fazendo para avaliar a segurança do Triclosan?

A FDA tem revisado os dados de segurança da agência e a eficácia do triclosan na regulamentação dos antissépticos de balcão. A FDA também continuará a monitorar e seguir a literatura científica disponível para a segurança e eficácia do triclosan.

Traduzido e adaptado do original “5 Things to Know About Triclosan” da FDA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s